quinta-feira, 26 de junho de 2014

Doação de medula óssea: É mais simples do que você imaginava.

Oi galera, tudo bem por aí? Finalmente um post por aqui, aee! hahah

      Bom, o assunto de hoje na verdade é bem sério, é sobre algo que eu tenho vontade de fazer já faz um tempo, que é ser doadora de medula óssea.
Quando se fala em doação de medula óssea, muitas pessoas já pensam que AI MEU DEUS vão furar suas costas até chegar na sua coluna e tirar um líquido de lá, quando na verdade não é nada disso, essa medula é a espinhal galera, não confundam.
Eu sei que muita gente, assim como eu, tem um pouco de medo, por achar que pode doer, que algo pode dar errado, sei lá, paranoia. Maaaaaaaaaas, eu interessada no assunto fui atrás, pesquisei sobre isso, li relatos, e sinceramente isso ajudou muito. Vou tentar explicar o que eu entendi de tudo isso e deixar abaixo alguns links de referência.


      Vamos lá, se você tiver entre 18 e 54 anos de idade poderá se cadastrar no hemocentro mais próximo de sua casa (no site www.ameo.org.br você pode colocar seu cep e descobrir o hemocentro mais próximo). Você preencherá um formulário com seus dados pessoais e será feita uma pequena coleta do seu sangue (de 5 a 10 ml) para que os devidos testes sejam feitos, eles são muito importantes pois determinam as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
Pra vocês terem ideia de como esse assunto é complexo, a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil
No REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) há atualmente em torno de 45.000 pessoas registradas. Os Estados Unidos têm cinco milhões. Portanto, no Brasil é muito pequena a possibilidade de achar um doador compatível. Já nos Estados Unidos, em média, é de mais ou menos 50%.
A partir dessa informação, me senti na obrigação de fazer alguma coisa, de querer ajudar e passar essa informação pro máximo de pessoas que eu puder.

      Vamos supor que você seja um doador compatível, você então será consultado para confirmar se deseja doar, serão feitos exames para conferir se a sua saúde está ok, e depois o procedimento será marcado. Eu já fico imaginando a felicidade que é pra alguém perceber que a sua vida vai ser salva por um doador voluntário. 
Sobre o procedimento, é importante explicar que não é uma cirurgia, ninguém vai te cortar, te dar pontos ou deixar cicatrizes, é apenas um procedimento e o máximo que acontece é ficar uma marquinha de agulha. 


      Existem duas formas de doar a medula óssea; 

1º - Por punção de veia periférica para filtração das células-mãe, as células progenitoras, através de um aparelho:
      É um procedimento parecido com o de doar plaquetas do sangue. Antes o doador recebe um medicamento que estimula a produção de células brancas, principalmente de células progenitoras imaturas, que migram da medula óssea para as veias. Cinco dias depois, seu sangue passa por uma máquina semelhante à de diálise, onde é filtrado para coletar essas células. Em média quatro horas de filtração bastam para conseguir a quantidade necessária de material que será processado e levado para o paciente que precisa do transplante, o doador não corre riscos nem sente desconforto durante esse processo, é um procedimento realizado há mais de 20 anos, e nunca houve nenhum acidente com o doador.

2º - Puncionando a medula diretamente da cavidade do osso: 
      Usando seringa e agulha, são feitas punções no osso do quadril para aspirar o material que contém as células progenitoras do sangue. Mas muita caaaaalma nessa hora, nesse caso o doador é anestesiado para que não sinta nenhuma dor. Esse é um procedimento que dura cerca de 40 minutos. Depois o doador fica em observação por 24 horas, devido a anestesia e tal, aí no dia seguinte já poderá ir para casa.

      Dessa segunda forma foi a que eu mais li relatos, e vou te contar que fiquei muito feliz, pois lendo assim parece ser um procedimento super chatinho e tudo mais, quando na verdade você irá sentir apenas um desconforto e ficar grogue da anestesia, e no outro dia já poderá voltar a sua rotina. Beeeeem melhor do que ter tpm e sentir aquela dor insuportável a semana inteira, hahah, brincadeiras a parte..

      Difícil? Não né! Doar a medula óssea é um procedimento simples que pode salvar vidas. A doação não traz nenhum risco para o doador, pois em pouquíssimo tempo sua medula estará completamente regenerada.

      Para os mais interessados (espero que todos hahah), nesse site achei coisas bem interessantes: http://drauziovarella.com.br/drauzio/doacao-de-medula-ossea/



Vamos aos relatos?

      Esse é do Rafha, que fez até uma "pequena viagem" de Londrina pra Porto Alegre com tuuuudinho pago http://medulaossea.wordpress.com/doacao-de-medula-ossea/o-relato-de-um-doador-de-medula-ossea/, o relato é um pouco grandinho, mas eu achei demais, super detalhado do começo ao fim, interessantíssimo. 

     Esse é da Luiza http://atmo.org.br/depoimento-de-luisa-biasibetti-doadora-de-medula/, no final ela escreve: "Faz apenas 1 dia que doei medula e estou escrevendo esse depoimento para vocês  verem como é rápida a recuperação …LEUCEMIA TEM CURA¸NÓS SOMOS A CURA!" :')

      Espero sinceramente que esse post tenha servido pra conscientizar mais pessoas de como isso é importante pra todos nós, podemos ter a oportunidade de devolver a vida de alguém com esse pequeno gesto, que nesse contexto e nessas circunstâncias é bem simples.


Obrigada pra quem leu até o final.
Beijinhos.

8 comentários:

  1. Adorei o que vc escreveu Camila, vamos todos doar sim....

    ResponderExcluir
  2. Nossa, super legal mesmo! Já doei sangue, confesso que dói um pouco e odeeeio agulhas, mas é por uma boa causa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem um desconforto, né? :(
      Mas sendo por uma boa causa, vale apena. Muito brigada por ler o post, quanto mais pessoas lerem, melhor! <3
      Beeeijo, beijo!

      Excluir
  3. Que legal ver um blog tratando sobre um assunto sério desses, principalmente, porque a doação de sangue é algo muito espalhado e todo mundo sabe como proceder, etc, etc... Mas medula ossea, não é tão divulgado assim.

    Fiquei com vontade de doar, você sabe se tem restrição de peso, igual para doar sangue? Espero que não!

    Apesar de já ter 19 anos, vou falar a respeito disso com os meus pais! Quero muito doar! <3

    Beijos e obrigada por trazer um tema IMPORTANTÍSSIMO!
    http://ancoradasorte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi Fernanda, muito obrigada, fico muito feliz em ler isso!
      Então, a doação de sangue todo mundo conhece mesmo, mas de medula quase ninguém fala, e é algo tão importante :'|, curto a página do Redome no facebook e fico tão feliz quando eles postam que acharam doador pra alguém. ♥
      Eu acho que não tem restrição de peso.
      Fala com eles sim, já falei com os meus, é super importante conversar sobre isso.

      Beeeijão, linda. E eu que agradeço. ♥

      Excluir
  4. Nossa, teenho que confessar que sou uma que sempre achei que fosse um bicho que sete cabeças. Ainda não tenho 18 anos, mas adorei ficar sabendo como funciona, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliscia, eu também achava isso, é normal.
      Muito obrigada por ler e comentar ♥

      Beeeeeijão!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! ♥