terça-feira, 22 de setembro de 2015

O que é Petrolato? Faz mal para o cabelo? + Alguns produtos de hidratação que eu uso e confio.


 "Petrolatum, Parafina Líquida (Paraffinum Liquidum), Óleo Mineral (Mineral Oil), Vaselina ou Óleo de Parafina"

Se você já viu algum desses componentes em algum produto e não sabe o que significa, eu te digo. Eles são os "Petrolatos".

E o que são "Petrolatos"?

São derivados do petróleo. E são MUITO utilizados em produtos capilares. 

Mas por que as marcas colocam derivados do petróleo nos produtos?

Simplesmente porque tem um baixo custo para as fábricas.

 Quer saber mais sobre o assunto? Clique em "Leia Mais".

E qual o efeito disso no cabelo?

Petrolatos não hidratam, nem nutrem os cabelos. 
Eles simplesmente criam uma "película" nos fios, deixando-os visivelmente macios, brilhantes e hidratados, VISIVELMENTE. (E o efeito não dura muito, não)
Como uma maquiagem, por exemplo. Você pode esconder as imperfeições com maquiagem, ok, mas imagine o que acontece com a sua pele se você usar maquiagem hoje, não tirar, amanhã passar mais maquiagem, não tirar, e assim sucessivamente. É o que acontece com o seu cabelo ao usar produtos com petrolatos diariamente. 

Mas maquiagem sai com água.. E os pretolatos?

 Aí que está o maior problema, petrolatos não são solúveis em água.
Essa película que se forma não permite que água, nutrientes e vitaminas entrem no seu cabelo, ou seja, seu cabelo não consegue mais receber hidratação. 
Então quando alguma marca prometer uma "Película Protetora", fique de olho na formulação.
Creio eu que é preciso muito shampoo anti-resíduos para retirar o acumulo de petrolatos.

 Sabe aquela máscara de hidratação que fazia um efeito maravilhoso e agora não faz mais? E nada mais hidrata o seu cabelo?

Fique de olho! 
Esse é um indício de que essa máscara possa conter petrolatos, e o seu cabelo já tenha criado essa película "protetora".

Descobriu que tem um produto contendo petrolatos, mas o AMA, e agora?

Calma, não precisa jogar fora, só use com menos frequência. E de vez em quando use um shampoo anti-resíduos, só tenha cuidado pra não exagerar, pois esse tipo de shampoo é muito potente para limpeza dos fios.

Camila, você usa? Já usou?

Eu já usei sim, por falta de informação. E acontecia exatamente o que eu disse acima, parava de fazer efeito.
Depois que pintei o cabelo, comecei a procurar mais por produtos de hidratação (lembrando que eu não faço nenhum tipo de cronograma capilar), e comecei a ler sobre os petrolatos. 
Sinceramente, fiquei bem chateada por saber que as empresas colocam esse tipo de coisa nos produtos. Eu sei que existem produtos queridinhos com esse componente, mas eu prefiro não usar.

Então, quais produtos você usa pra cuidar dos cabelos?

Eu uso esses produtinhos:
Comigo Ninguém Pode, Lola Cosmetics - Vocês já viram um produto para cabelos 5 em 1? Shampoo, condicionador, máscara de tratamento, creme para pentear e óleo finalizador. Eu uso ele como máscara e creme para pentear, adoro! Custa em média uns R$45,00, R$50,00 em lojinhas online.

Máscara Hidratante Castanha, Natura Ekos - Quem já usou aquele creme para mãos de castanha da Natura, sabe o quão apaixonante é aquele cheirinho e a sensação gostosa que ele deixa. Então, a máscara hidratante é a mesma coisa, só que essa é pro cabelo, muito amor! Custa R$32,80 aqui.

Tratamento Gloss Intenso Ultra Condicionador Koleston, Wella - Esse lindo vem com a tinta para cabelos, infelizmente não tem pra vender separado e em tamanho grande. A Wella precisava considerar essa ideia, porque esse produtinho é demais, fiz um post em que comparei um produto importado queridinho com ele, é só clicar aqui. Agora que eu uso a 777 da Koleston, uso e abuso desse condicionador!

Hidratação Reparadora, Natura Plant - Adoro essa linha de hidratação reparadora da Natura Plant, essa máscara deixa o cabelo lindo, soltinho e MUITO cheiroso. Custa R$27,80 aqui.

Tratamento Reconstrutor; óleo de noz pecan, macadâmia e gergilim, Natura Plant - Da série "não vivo mais sem", uso ele antes do shampoo, misturando com máscaras de hidratação pra potencializar o efeito, pra finalizar, tirar o frizz, deixar o cabelo cheiroso.. Custa R$36,80 aqui.

Banho de Creme (Tutano, Ceramidas e Manteiga de Karité) - BioExtratus - Esse bichinho parece uma manteiga mesmo, ele não me ganhou pelo cheiro, mas vi tanta gente falando bem dele, que eu fui atrás e não me arrependi! Como meu cabelo fica lindo com ele, gente. Fiquei apaixonada! Custa em média R$30,00 em perfumarias.

 Espero que tenham gostado do post!
Um beeeeeijão e obrigada.

Ps.: Se gosta do blog, não se esqueça de se inscrever (Participar deste site) e curtir a página do face (aqui) pra me ajudar! 
Muito obrigada

9 comentários:

  1. Eu usei durante 5 anos seguidos os produtos da TRESemmé, e eles contém Parafina Líquida. Eu amava os produtos, agiam super bem nos meus fios, pra mim eram perfeitos. Até começar fazer o efeito contrário no início desse ano e me resultar numa enorme queda de cabelo. Agora pensa, o quanto eu judiei dos meus fios achando que estava tratando eles, sendo que no fim eu estava maquiando durante 5 anos seguidos. Hoje eu fico muito atenta na fórmula dos produtos e até comecei estudar cosmetologia. O melhor é usar com pouca frequência ou nem usar!
    Parabéns pelo post. Beijos ♥
    Simples Bella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi Nanda! Nossa, 5 anos é muito tempo. Sinto muito por você ter passado por isso, mas já está recuperando os fios agora, né?
      É preocupante saber que algumas empresas não se importam muito com o que estão colocando na fórmula, só visando o lucro e não se importando no que isso pode resultar nos cabelos dos consumidores. :/

      Obrigada por comentar e compartilhar sua experiência.

      Um beeeijão <3

      Excluir
  2. Nossa vou correndo olhar os meus produtos de cabelo, fiquei assustada, obrigada por nos informar, um beijo

    www.garotadecabelovermelho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oolá! Magina, que bom que te alertei. E obrigada por comentar! :D

      Beeeeijos.

      Excluir
  3. Olá Cami, minha nossa menina!! Como seu blog é repleto de conteúdo!! Está de parabéns!! Sempre ficava em dúvida na hora de comprar alguns produtos do Cronograma Capilar por causa da fórmula, mas seu post me ajudou muito e me tirou dúvida de porque alguns cremes que paguei caro só funcionam até a segunda lavagem :/
    Adorei!! Eu ia gostar muito, se tivesse um post com mais ou menos uma média de quais componentes diferenciam em por exemplo, uma máscara de hidratação e de nutrição, pois me perco um pouco.

    Virei sua fã Ca.
    Bjos lindona *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooi Becky linda! Fiquei muito feliz pelo seu comentário, você não tem ideia!
      Aaah, descobriu petrolato nas fórmulas? :( É muito ruim quando a gente acha que algo faz bem e na verdade é ao contrário :(
      Eu não entendo muito sobre isso, mas posso pesquisar sobre o assunto. Sei que a Duda do Pretty Poison fala muito sobre isso, ela já me ajudou bastante!

      Aah que linda, eu que virei tua fã! <3
      Beeeeijão e muito obrigada!!!

      Excluir
    2. Ooooi Becky linda! Fiquei muito feliz pelo seu comentário, você não tem ideia!
      Aaah, descobriu petrolato nas fórmulas? :( É muito ruim quando a gente acha que algo faz bem e na verdade é ao contrário :(
      Eu não entendo muito sobre isso, mas posso pesquisar sobre o assunto. Sei que a Duda do Pretty Poison fala muito sobre isso, ela já me ajudou bastante!

      Aah que linda, eu que virei tua fã! <3
      Beeeeijão e muito obrigada!!!

      Excluir
  4. oieee,nossa essa é uma informação nova pra mim não sabia que tinha derivados de petróleo nesses produtos ,acho que preciso ler mais os rótulos srrsr
    e melhor de tudo eles protegem o fio o mais importante né,adorei adica vivendo e aprendendo com outros blogs conhecimento nunca é demais né beijokas!!!


    http://www.dicasdamila.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooi xará! É, então, eu usei durante muito tempo sem saber. Essa "proteção" não deixa a água entrar nos fios, então o cabelo não consegue receber hidratação.. :(

      Beeeeijão! <3

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário! ♥